segunda-feira, 29 de março de 2010

Dicas para Organizar a Despensa


Seja um compartimento no armário da cozinha ou um local anexo específico para este fim, a despensa é um dos locais mais importantes da casa, pois é lá que serão armazenados parte dos itens alimentícios da casa.

Para manter a despensa como um recurso positivo ao invés de uma grande dor de cabeça, organizar este local fazendo com que os itens sejam mais facilmente encontrados se torna fundamental.

Primeiro é necessário remover tudo e limpar o local, lembrando que a limpeza deverá ser feita algumas vezes no ano para manter a poeira e pragas longe do local. Depois agrupe os itens e anote as quantidades existentes, para que providencie a compra necessária para reabastecer a despensa.

Segundo: Verifique as datas de validade de todos os itens e descarte os que já passaram da validade. Os produtos que estão próximos do vencimento (mas ainda não venceram) devem ser utilizados, o mais rápido possível, em algum prato/receita de rápido consumo.

Terceiro: Os itens que estão dentro do prazo de validade deverão ser colocados no armário da seguinte forma: itens mais novos no fundo do armário e os mais antigos na frente. Desta forma você evita utilizar produtos mais novos antes de acabar com os mais antigos.

Dica - Faça um Inventário!

Relacione todos os itens que normalmente são comprados por um deternimado período (semana, quinzena, mês). Anexe esta lista em algum local visível da despensa. Quando algum membro da família retirar algum item, ele deverá anotar o que retirou nesta lista. Assim, quando for fazer as compras você já tem quantos e quais itens foram retirados, daí é só repor os itens que saíram do estoque. Desta forma você evita:
- Ficar horas andando pelo mercado tentando se lembrar dos itens que deveria comprar (olha a perda de tempo!!);
- Comprar itens que não tem certeza se acabaram e muitas vezes, chegar em casa, perceber que sua despensa já está lotada daquele item e há outro que não tem nenhum (e aí temos o gasto desnecessário, pois teremos que voltar ao mercado e comprar o item que está faltando!).

Até mais!!

Fonte: K. Quinn

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails